Notícias
26/01/2016
Egito recebe fórum de negócios da África
 
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, líderes de países africanos e empresários irão discutir formas de promover o investimento mútuo no continente e atrair o setor privado.

São Paulo - O Egito será o anfitrião, nos dias 20 e 21 de fevereiro, do fórum de investimentos África 2016. O evento será realizado no balneário turístico de Sharm El Sheikh e receberá chefes de Estado, ministros e presidentes de empresas africanas que irão discutir formas de promover o investimento, principalmente a partir do setor privado.

De acordo com informações da organização do evento, já confirmaram presença os presidentes do Gabão, Ali Bongo; de Gana, John Dramani Mahama; do Quênia, Uhuru Kenyatta; da Nigéria, Muhammadu Buhari; de Ruanda, Paul Kagame; do Senegal, Macky Sall; e da África do Sul, Jacob Zuma. O presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, fará a abertura do fórum.

Em um dos encontros previstos, representantes das agências de promoção de investimento de cada país irão apresentar oportunidades em suas nações a seus pares. Em outro, a industrialização das economias será o tema principal. Os organizadores querem discutir formas de inserir a África na cadeia de suprimentos global para gerar empregos. Outro tema que receberá destaque em uma das plenárias é o incentivo ao consumo por meio da criação de marcas fortes e genuinamente africanas.

O continente tem um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2 trilhões e uma classe média de 313 milhões de habitantes que deverá consumir até US$ 1,4 trilhão até 2020, segundo as informações da organização do Fórum. A população economicamente ativa é de 382 milhões de pessoas, número que chegará a 500 milhões nos próximos cinco anos.

O evento é organizado pelos ministérios do Investimento, Relações Exteriores, Indústria e Comércio Exterior e da Cooperação Internacional em parceria com a Agência Egípcia de Parcerias para o Desenvolvimento, a agência regional de investimento do Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa) e pela Comissão da União Africana.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe (Anba)
Voltar - Início