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28/10/2015
Delegação Brasileira negocia US$ 800 mil na Womex 2015 
 
Entre 21 e 24 de outubro a cidade de Budapeste, na Hungria, sediou a edição 2015 da World Music Expo – Womex 2015. Um grupo de 20 empresas nacionais representou o país por meio do Brasil Music Exchange, programa de exportação realizado pela entidade Brasil, Música e Artes em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O estande da delegação brasileira recebeu mais de mil visitas de compradores e formadores de opinião internacionais de países como França, Alemanha, Portugal, Dinamarca, Canadá, Itália, Coreia do Sul, México e Colômbia, fechando US$ 800 mil em negócios.
 
Segundo Leandro Ribeiro, gerente do Brasil Music Exchange, participar da Womex é o principal caminho para que a música brasileira ganhe mais visibilidade no mundo e continue gerando negócios. “O evento reúne empresários internacionais de todo o mundo, especialmente programadores de festivais, gravadoras, booking agents (vendedores de shows) e editoras, e a música brasileira sempre é vista como especial e diferenciada, sendo desejada praticamente por todos. Então, para empresas que estão trabalhando com o mercado internacional ou estão em um processo de iniciação em negócios internacionais, participar de um evento como este é fundamental”, diz.
 
Os empresários brasileiros participantes são managers ou selos de artistas e bandas como Tulipa Ruiz, Emicida, Milton Nascimento, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, João Donato, Luiz Melodia, Siba, Roberta Sá, Panorama do Choro Paulistano, Marcelo Jeneci, Anelis Assumpção e Bixiga 70, dentre outros. Entre as ações realizadas, o programa de exportação subsidiou e organizou o estande brasileiro, coordenou rodadas de negócios com compradores de países-alvo (França, Alemanha, México e Colômbia) e auxiliou no atendimento a potenciais compradores, disponibilizando consultores capacitados para lidar com todas as necessidades de informações demandadas pelo mercado internacional.
 
“Através destes apoios, além de auxiliar as empresas pontualmente durante a Womex, nossa equipe continuará enviando informações sobre música brasileira para os contatos mais importantes, assim como iremos desenvolver outras ações durante os próximos anos. Os dois principais objetivos são auxiliar as empresas a gerarem mais negócios e dar visibilidade internacional aos nossos artistas”, completou Leandro. Entre os profissionais que passaram pelo estande brasileiro estão importantes nomes internacionais, incluindo programadores musicais de rádios da Europa, como é o caso de Hugo Casalinho, da RFI – Radio France Internationale, e Peter Hvalkof, do Roskilde Festival (Dinamarca), que é um dos principais festivais de música da Europa.
 
O rapper Emicida, da empresa Laboratório Fantasma, e Leandro Fregonesi, artista da nova geração do samba carioca que faz parte da empresa FRG Cultural, foram escolhidos pela curadoria da Womex para representarem o Brasil nos chamados showcases: shows com 40 minutos de duração que têm como objetivo mostrar talentos para um seleto público de programadores de festivais, gravadoras, centros culturais e formadores de opinião do mundo inteiro. Neste ano, a ação também contou com a parceria do Sebrae-RJ.
 
Para o ano de 2016, o Brasil Music Exchange organizará novamente a missão brasileira na Womex e com uma grande novidade: artistas brasileiros que forem selecionados pela curadoria oficial para os showcases na Womex poderão contar com auxílio financeiro, assessoria de imprensa internacional e consultorias voltadas para a geração de negócios.
  
Fonte: Apex- Brasil
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