Notícias
23/10/2015
CRE ouvirá ministro sobre Transpacífico, veto a Jobim e visita de boliviano
 
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, será convidado para falar à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre o impacto que o Acordo Transpacífico (TPP, em inglês) — que inclui Estados Unidos, México, Peru, Chile, Canadá, Japão, Malásia, Cingapura, Vietnã, Brunei, Austrália e Nova Zelândia — pode ter na economia brasileira. Outro assunto a ser discutido com os senadores é o veto da Venezuela, país que integra o Mercosul, à presença do ex-ministro Nelson Jobim na condição de observador internacional das eleições previstas para o dia 6 de dezembro.

O requerimento para ouvir o ministro foi aprovado pela CRE nesta quinta-feira (22). Também foi aprovado um requerimento para que o chanceler explique a natureza e as razões de uma visita do vice-presidente da Bolívia, Alvaro Linera, a São Paulo no início do mês. O autor do convite, presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), questiona se a viagem se deu em caráter oficial ou não, quanto custou aos cofres públicos, devido à presença de funcionários do governo brasileiro, e se as reuniões com Marco Aurélio Garcia (assessor especial da presidência da República) no Instituto Lula tiveram caráter governamental ou partidário.

O senador ainda indaga se a embaixada brasileira em La Paz foi avisada da visita. Aloysio citou parte do relatório recente do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), quando da aprovação do diplomata Raymundo Magno para a representação brasileira naquele país, para quem o governo boliviano tem adotado práticas reiteradas de desmoralização do corpo diplomático brasileiro.

Fonte: Agência Senado
Voltar - Início