Notícias
23/10/2015
MDIC promove evento para capacitação em atração de investimentos
 
A sexta edição do seminário “Capacitação em atração de investimentos” é realizada entre hoje e amanhã, em Brasília. Especialistas da fDi Intelligence, iniciativa ligada ao Financial Times, participam dos dois dias de discussão e debatem a situação econômica atual, além de trocarem experiências sobre atração de investimentos. O evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e conta com parceria da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O principal foco é a Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai), iniciativa do MDIC que visa fornecer informações, principalmente para estrangeiros, sobre oportunidades de investimentos no Brasil. 

A abertura do seminário contou com a participação do secretário substituto de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Igor Calvet, do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, e do Diretor Comercial Regional da fDi Intelligence, Fernando Gutierrez.  De acordo com Calvet, o evento é uma oportunidade de extrema importância para a troca de experiências entre agentes públicos estaduais e federais e representantes do setor privado . “Neste ano, temos a participação de mais de 20 estados. As estratégias de atração de investimentos que vamos aprender nesses dois dias de seminário vão ser, sem dúvida, engrandecedoras”, afirmou. O secretário substituto também destacou a importância de fortalecer a relação entre os setores público e privado. 

Na opinião do diretor da CNI, o evento é uma forma de mostrar a seriedade com que o Brasil trata os novos investimentos no país. “Nossos objetivos aqui são de estratégia, de política comercial. A interação entre os setores é muito importante”, completou. Abijaodi também falou sobre o programa de apoio ao investidor conduzido pela entidade. 

Segundo o Diretor Comercial Regional da fDi Intelligence, o seminário é uma chance de compartilhar as melhores práticas de investimento. “Por meio de uma parceria entre o governo e o setor privado, é mais garantido que os investimentos no Brasil tenham sucesso”.

O primeiro painel do dia teve a participação do coordenador-geral de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Mário Neves, que explicou como o trabalho da Renai é feito no âmbito do Ministério. “Queremos facilitar a vida do investidor no Brasil”, afirmou. Segundo ele, o seminário é o maior evento brasileiro de capacitação dos servidores estaduais e federais que são responsáveis pelas atividades de atração de investimentos. “É uma ótima oportunidade para reunir os principais atores governamentais responsáveis pelas atividades de atração de investimentos”, completou.

Representantes dos Ministérios das Relações Exteriores; do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Agricultura; da Fundação Getúlio Vargas e das federações das indústrias também participam do seminário.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
Voltar - Início