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07/10/2015
Proximidade com os eua eleva competitividade calçadista
 
Apresentar informações relevantes sobre o setor calçadista mexicano, projeções para os próximos 15 anos, além de ressaltar a necessidade de as empresas estarem atentas aos seus indicadores para medir e antecipar situações de mercado. Esse foi o objetivo da Conexão Internacional México, promovida na noite de ontem (06) pelo Footwear Components by Brasil – projeto promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) – que contou com a presença da Diretora do Prospecta – Centro de Inovação e Competitividade do México, Martha Rocío Acevedo Sánchez.

Durante sua fala, Rocío apresentou alguns dados obre a economia do México que mostram porque o país é um dos mercados alvo do FC by Brasil. “Atualmente o México é o 5° destino das exportações brasileiras, somos o segundo país mais rico da América Latina, ficando atrás apenas do Brasil, e a 15ª maior economia mundial. Sem falar em nossas fronteiras, que nos permitem entregar produtos, por terra, em dois dias aos Estados Unidos”, destaca Martha.

Outro ponto destacado pela executiva foi o acesso à informação por parte dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e demandam às indústrias agilidade e flexibilidade em seus processos de produção e atendimento. “Hoje tudo está conectado, nunca antes tivemos consumidores tão preocupados com o que consomem e com tanto acesso à informação. Mas de que forma isso impacta para as empresas? Agora elas precisam ter uma estratégia mista, ser flexíveis e responder rapidamente aos estímulos do mercado”, completou.

Tais números, o acesso ao mercado norte-norte e a realização de importantes eventos para o setor coureiro calçadista, como a ANPIC – conhecida como a feira de máquinas, equipamentos, moda e tecnologia para a indústria do couro e calçado mais importante do continente americano – fazem do México um mercado promissor para os empresários brasileiros.

Oportunidades no mercado mexicano – O consumo de calçados no país aumentou em 14% nos últimos cinco anos, passando de 264,4 milhões de pares em 2009 para 302,1 milhões em 2013, além de ser um mercado em constante crescimento.

O Footwear Components by Brasil
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes para couros, calçados e artefatos interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 170 empresas, dos projetos do Footwear Components by Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro-calçadista, que estejam estruturadas ou estejam se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação.

Fonte: Apex-Brasil
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