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29/09/2015
Brazilian Rrice é renovado para fortalecer arroz no exterior
 
Com vistas à promoção das exportações de arroz do Brasil, o projeto Brazilian Rice teve sua segunda etapa lançada nesta quarta-feira (23), em Porto Alegre. Fruto de convênio entre a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto terá duração de dois anos com investimentos de R$ 1,9 milhão. O valor prevê ações como inteligência de mercado, relacionamento, participação em feiras, missões comerciais, investimentos em imagem e capacitação de empresas para atuação em diferentes países.


Com a presença de organizações associadas ao projeto, autoridades setoriais e imprensa, o projeto Brazilian Rice foi apresentado na Fiergs, contando com lançamento de um livro de receitas baseadas no arroz e palestra do economista e pesquisador Marcos Tadeu Lélis. O presidente da Abiarroz, Mário Eduardo Figueira Pegorer, e André Anele, gerente do projeto Brazilian Rice, abriram o evento apresentando dados da primeira etapa do convênio (encerrada este ano) e as ações previstas até 2017.


De acordo com os dirigentes, as ações do Brazilian Rice dirigem-se à diversificação de mercados (dos atuais 42 países para 50), aumento no número de empresas com exportação direta (chegando a 25), inclusão de novas organizações no projeto (como indústrias de massas, óleos e biscoitos derivados do arroz) e aumento da exportação de arroz com alto valor agregado. Pelo planejamento da entidade, o valor das vendas do produto brasileiro no mercado externo a partir das empresas integrantes do Brazilian Rice deve chegar a US$ 125 milhões no ano final do convênio, superando os US$ 88,5 milhões do balanço equivalente de 2014.


Alberto Carlos Bicca, gestor de projetos da Apex-Brasil, apresentou as atividades e a forma de trabalho da Agência, que apoia e atende mais e 11 mil empresas brasileiras com demanda de mercado internacional. Bicca também destacou o trabalho realizado especificamente com o arroz e o importante nicho criado para produtos orgânicos ou livres de glúten.


A palestra de Marcos Tadeu Lélis, Cenários Macroeconômicos e o Setor do Arroz, apresentou um panorama geral da economia no mundo, com balanço histórico e avaliação por regiões. As perspectivas econômicas, ainda que pouco favoráveis para a maioria dos setores do país, podem ser positivas para as exportações de arroz, segundo o economista, considerando novos mercados emergentes e agregação de valor ao produto brasileiro.


Fonte: Apex-Brasil
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