Notícias
04/09/2015
Ganham asas e desembarcam na china
 
Convidadas para apresentar projetos de inovação e design, Apex-Brasil, Assintecal e Cicb levam o Brasil para novas fronteiras

De 31 de agosto até dia 02 de setembro, a moda brasileira desembarca na China, onde o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais – e projetos como o Fórum de Inspirações são apresentados na All China Leather Exhibition (ACLE) 2015, que acontece em Xangai. Em um espaço de 60 m², os visitantes da All China conhecerão pela primeira vez parte da exposição do único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina – o Inspiramais. Com a curadoria do estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, a ação é uma realização do Brazilian Leather e do Footwear Components by Brasil, por meio da parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), CICB e Assintecal.


Dentre os projetos que integram o Inspiramais e que estão na All China está também o Ecodesign. Capitaneado pela estilista Isabela Capeto, o projeto tem como objetivo desenvolver couros de menor impacto ambiental destinados aos setores coureiro e calçadista onde entra a utilização dos taninos vegetais, solventes a base d’água e produtos livres de cromo. O Ecodesign promove a utilização de couros exóticos e de vacum apresentados em protótipos de calçados e acessórios, com base no conceito de menor impacto ambiental e maior aproveitamento das matérias primas disponíveis.

Ainda no espaço Inspiramais, ocorre a exposição do Fórum de Inspirações Inverno 2016 que traz o resultado final do intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento voltados a orientar empresários na produção de componentes para couros, calçados e artefatos que se destacam pelo design e inovação.

Um projeto que instiga a criação de produtos com um olhar sobre as referências culturais e sociais do Brasil é o Referências Brasileiras, que aplica influências como música, danças, festas folclóricas, comidas, arquitetura, mobiliário, natureza, origens étnicas e artesanato na fabricação de componentes para couros, calçados e artefatos para o Inverno 2016. Com base nos diversos elementos coletados nas pesquisas é possível elaborar um novo design em materiais, que originam coleções para inspirar calçados, acessórios e confecções.

Também acontece o Preview do Couro com seleção de peles desenvolvidas por 17 curtumes brasileiros orientados pelo estilista Walter Rodrigues, pelo designer Marnei Carminatti e pelo consultor Ramon Oliveira Soares e que mostra as cores e texturas que mais serão procuradas pelas indústrias calçadista, de bolsas, acessórios e vestuário para o desenvolvimento de produtos de moda em 2017.

Fonte: APEX
Voltar - Início