Notícias
20/08/2015
Monteiro: Acordo Mercosul-União Europeia depende fundamentalmente de Brasil e Alemanha
 
Monteiro: Acordo Mercosul-União Europeia depende fundamentalmente de Brasil e Alemanha
Brasília (20 de agosto) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou ontem (19) que a conclusão do acordo Mercosul-União Europeia depende fundamentalmente de Brasil e Alemanha. Monteiro participou de reunião no Palácio do Planalto com a presidenta Dilma Rousseff e empresários. Segundo o ministro, “o tema central foi a perspectiva de iniciar a troca de ofertas entre o Mercosul e a União Europeia”.

“Pela importância da Alemanha e, sobretudo, pelo iminente acordo, ou pelo menos o início da troca de ofertas com a União Europeia, eu diria que esse acordo Mercosul-União Europeia depende fundamentalmente de dois parceiros, o Brasil, pelo protagonismo no Mercosul, e a Alemanha, pelo extraordinário peso que a economia alemã tem na União Europeia”, disse.

O ministro explicou ser importante realizar “reuniões preparatórias para que os encontros na agenda oficial possam resultar em ganhos para o país”. Um jantar de trabalho com a chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, no Palácio da Alvorada, dará início à visita oficial ao Brasil.

Nesta quinta-feira (20), Dilma Rousseff se reúne com Angela Merkel no Palácio do Planalto. Armando Monteiro participa de reunião bilateral com o vice-ministro da Economia e Energia da Alemanha, Matthias Machnig.

Também participaram da reunião os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Joaquim Levy (Fazenda), Katia Abreu (MAPA), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Nelson Barbosa (Planejamento). Do setor produtivo estiveram presentes Benjamin Steinbruch (CSN), Carlos Fadigas (Braskem), Carlos Mariani (PIN Petroquímica), Gunnar Nebelung e Waldemir Loto (AMAGGI), Ingo Plöger (Conselho Empresarial da América Latina), Marco Stefanini (Stefanini), Paulo Tigre (DHB Indústria e Comércio LTDA), Pedro Faria (BRF), Pedro Wongtschowski (Ultrapar), Ralph Lima Terra (ABDIB), Rubens Ometto (COSAN).
Voltar - Início