Notícias
12/08/2015
Monteiro: INPI vai contribuir para que a política de inovação avance
 
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, afirmou que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) vai contribuir para que a política de inovação não tenha gargalos e possa avançar. Monteiro participou hoje da cerimônia de posse do novo presidente do instituto, Luiz Otávio Pimentel, na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro. O evento marca também a abertura do VIII Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid), que segue até o dia 14.

Monteiro destacou a importância do órgão para o desenvolvimento industrial do país. “Um INPI eficiente é um dos pilares para estabelecer um ambiente de propriedade intelectual adequado para os desafios do Brasil no mercado global, cada vez mais competitivo”. Ao empossar Luiz Otávio Pimentel, o ministro destacou: “vamos rever processos, fazer melhor uso da tecnologia da informação e ampliar a cooperação Internacional”.

“Um dos desafios que temos é reconceituar a política industrial brasileira e o papel do INPI é fundamental”, disse Monteiro. Para ele, o foco da política estará no aumento da produtividade das empresas brasileiras. “Vamos desenvolver ações horizontalizadas. Sempre empenhados em trabalhar pelo bem da nossa economia e da inovação”, disse. Monteiro afirmou ainda que “a inovação é chave para o ganho de produtividade”.

Luiz Otávio Pimentel é doutor em Ciências Jurídicas, com experiência na área de propriedade intelectual. Ele assume o INPI com dois objetivos principais: atender à demanda da sociedade para reduzir os prazos de análise em áreas como patentes e marcas e ampliar o conhecimento sobre a importância dos ativos intangíveis para o desenvolvimento econômico brasileiro.

Para alcançar estas metas, o INPI irá investir em parcerias, como a que foi feita com o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, e desenvolver projetos estratégicos, sendo que um deles (já criado) é a priorização de exame das patentes relacionadas a medicamentos prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de aprimorar a estrutura e os sistemas eletrônicos do Instituto.

FONTE: MDIC
Voltar - Início