Notícias
29/07/2015
Mapa estratégico de mercados e oportunidades comerciais
 
O Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras é parte do Plano Nacional de Exportação 2015-2018 (PNE) e se destina a subsidiar os eixos de “Diversificação de Destinos das Exportações Brasileiras” e “Diversificação da Pauta de Exportação Brasileira”.

Para tanto, foi utilizada metodologia desenvolvida pela Gerencia de Estratégia de Mercado da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), aliada às prioridades apontadas por parte do setor privado brasileiro.

O documento identifica e define mercados prioritários para as exportações brasileiras, assim como as oportunidades setoriais (em subgrupos de produtos) com maiores chances de contribuir para a diversificação da pauta exportadora. Destacam-se, portanto, países considerados estratégicos para a atuação comercial brasileira, com posterior identificação de setores e formas de atuação em cada um desses mercados.

Vale ressaltar que os mercados considerados prioritários para as exportações brasileiras de produtos são extensíveis também às exportações de serviços brasileiros, uma vez que a metodologia aplicada leva em conta variáveis macroeconômicas e aponta para grandes mercados consumidores que estão entre os principais parceiros do País no comércio exterior.

Fonte: Brasil Export
Voltar - Início