Notícias
15/07/2015
Estratégia de inserção brasileira na rede internacional de acordos comerciais envolve a participação do Mercosul
 
O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participou hoje da cerimônia de abertura do V Fórum Empresarial do Mercosul. Evento que é realizado em Belo Horizonte, nesta terça e quarta-feira, com o objetivo de promover, discutir e formular propostas sobre integração produtiva, comércio e investimentos na região.

Participaram da cerimônia o ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite; o presidente da Fiemg, Olvavo Machado Júnior; o presidente da Apex-Brasil, David Barioni; o embaixador Hadil da Rocha Vianna, representando o MRE; o Alto Representante-Geral do Mercosul, Florisvaldo Fier; e o presidente da Codemig, Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco.

Na avaliação do ministro, o encontro estimula o desenvolvimento das comunidades empresariais do Mercosul. "A ideia de mais Brasil no mundo nos remete necessariamente à de mais Mercosul no mundo. Não podemos permitir uma posição de isolamento do bloco", disse.

Monteiro reiterou a importância da atuação conjunta dos governos e setor privado dos países do bloco. "Os bons resultados da integração produtiva, econômica e comercial dependem do engajamento e diálogo permanente com os setores privados dos nossos países", ressaltou.

Para o ministro paraguaio, Gustavo Leite, o desenvolvimento econômico e industrial do bloco não acompanhou o ritmo mundial, mas "o Mercosul pode aprender com acertos e erros cometidos por outros países e blocos e seguir crescendo", disse. Leite ainda destacou a importância do bloco, principalmente, na produção agropecuária.

"Nós vamos produzir alimentos para o mundo. Precisamos fomentar os mecanismos de fomento às exportações para avançarmos e garantirmos maior integração do bloco nas cadeias produtivas globais", destacou.

O PIB do Mercosul em 2013 alcançou US$ 3,3 trilhões, o que equivale a 77% da economia da América do Sul. O bloco, em 2014, atraiu investimentos da ordem de US$ 72 bilhões. Armando Monteiro destacou a importância da pauta comercial intra bloco. "As exportações brasileiras para o bloco são formadas 77% por produtos manufaturados. No caso das importações, esse indicador alcançou 81%".

Monteiro disse que o Brasil passa por período de transição, em que vários ajustes estão em curso. "Ajustes que darão maior previsibilidade à economia, aumentarão os níveis de confiança de consumidores e investidores e serão a base da retomada do crescimento econômico".

O ministro destacou as ações de governo lançadas no ultimo mês. "No eixo dos investimentos, foi lançado o PIL, para dar continuidade ao processo de modernização e estimular a retomada do crescimento econômico. Também lançamos Plano Nacional de Exportações, com o proposito de conferir novo status ao comércio exterior para o Brasil".

Com relação à política comercial brasileira, Monteiro disse que na dimensão intrabloco, o objetivo é fomentar a integração produtiva e aprimorar os instrumentos da política comercial, tais como a aplicação da TEC e estabelecer acordos em temas como investimentos, serviços, compras governamentais e barreiras não tarifárias.

Já no âmbito extrabloco, o ministro destacou que é importante concluir acordos comerciais com parceiros estratégicos, como a União Europeia. "Ainda no âmbito extrabloco também precisamos trabalhar a atração de investimentos em infraestrutura", disse.


Fonte: MDIC
Voltar - Início