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14/07/2015 | |
Mapa virtual disponibiliza informações sobre 32 mercados | |
FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL IDENTIFICA GRUPOS DE BENS E SERVIÇOS, E SETORES COM MAIOR POTENCIAL PARA PRODUTOS BRASILEIROS Está disponível para consulta dos empresários brasileiros uma ferramenta virtual de inteligência comercial, que identifica e define mercados prioritários para as exportações brasileiras, assim como oportunidades setoriais (em subgrupos de produtos) para diversificação da pauta exportadora – o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais. O produto é parte do Plano Nacional de Exportações, lançado no dia 24 de junho pelo ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, e que traça políticas internas e prioridades para alavancar as exportações do país até 2018. O Mapa foi construído a partir das diretrizes da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, e utilizou metodologia desenvolvida pela equipe de Estratégia de Mercado da Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimento (Apex-Brasil), que também considerou as prioridades apontadas por entidades representativas do setor privado. A ferramenta virtual georreferenciada se destina a subsidiar dois importantes eixos do Plano: “Diversificação de Destinos das Exportações Brasileiras” e “Diversificação da Pauta de Exportação Brasileira”. Os 32 mercados prioritários do Plano Nacional de Exportações foram definidos a partir de estudos de inteligência comercial e estão expressos no Mapa Estratégico, que apresenta países e blocos com grandes oportunidades para produtos e serviços brasileiros. A seleção final levou em consideração variáveis macroeconômicas como mercado consumidor, desempenho econômico recente, projeções para os próximos anos e volumes de importação. “A inteligência comercial é uma ferramenta fundamental para que as empresas brasileiras aumentem a presença nos 32 mercados selecionados no Plano. É importante destacar que este mapa estratégico se constitui em instrumento de grande importância para que as empresas que já exportam, ou que pretendem acessar a mercados externos; em especial as de pequeno e médio porte, que disporão de dados para planejar e executar sua atividade exportadora”, avalia o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. O Mapa Estratégico está disponibilizado de forma interativa no site da Apex-Brasil pelo link http://geo.apexbrasil.com.br/Oportunidades_Comerciais.html. Na ferramenta online, em formato de mapa-múndi e de acesso livre a qualquer internauta, é possível identificar quais países do mundo oferecem melhores possibilidades de comércio, conforme o produto ou serviço. Os países são divididos em quatro categorias: de manutenção do espaço já conquistado; de consolidação no mercado em que estão inseridos; de recuperação de espaço perdido para concorrentes em anos recentes; e de abertura em mercados ainda não acessados por setores competitivos das exportações brasileiras. “A nossa intenção é que todo empresário que queira exportar consiga ter acesso à informação de que precisa da forma mais prática possível. Ele precisa enxergar o mapeamento online como um primeiro passo rumo à comercialização de seus produtos no exterior”, afirma o presidente da Apex-Brasil, David Barioni. 13/07/2015 |