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14/07/2015
Mapa virtual disponibiliza informações sobre 32 mercados
 
FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL IDENTIFICA GRUPOS DE BENS E SERVIÇOS, E
SETORES COM MAIOR POTENCIAL PARA PRODUTOS BRASILEIROS

Está disponível para consulta dos empresários brasileiros uma ferramenta virtual de inteligência comercial,
que identifica e define mercados prioritários para as exportações brasileiras, assim como oportunidades
setoriais (em subgrupos de produtos) para diversificação da pauta exportadora – o Mapa Estratégico de
Mercados e Oportunidades Comerciais. O produto é parte do Plano Nacional de Exportações, lançado no
dia 24 de junho pelo ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro,
e que traça políticas internas e prioridades para alavancar as exportações do país até 2018.

O Mapa foi construído a partir das diretrizes da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, e utilizou
metodologia desenvolvida pela equipe de Estratégia de Mercado da Agência Brasileira de Promoção da
Exportação e Investimento (Apex-Brasil), que também considerou as prioridades apontadas por entidades
representativas do setor privado. A ferramenta virtual georreferenciada se destina a subsidiar dois
importantes eixos do Plano: “Diversificação de Destinos das Exportações Brasileiras” e “Diversificação da
Pauta de Exportação Brasileira”.

Os 32 mercados prioritários do Plano Nacional de Exportações foram definidos a partir de estudos de
inteligência comercial e estão expressos no Mapa Estratégico, que apresenta países e blocos com grandes
oportunidades para produtos e serviços brasileiros. A seleção final levou em consideração variáveis
macroeconômicas como mercado consumidor, desempenho econômico recente, projeções para os
próximos anos e volumes de importação.

“A inteligência comercial é uma ferramenta fundamental para que as empresas brasileiras aumentem a
presença nos 32 mercados selecionados no Plano. É importante destacar que este mapa estratégico se
constitui em instrumento de grande importância para que as empresas que já exportam, ou que pretendem
acessar a mercados externos; em especial as de pequeno e médio porte, que disporão de dados para
planejar e executar sua atividade exportadora”, avalia o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior, Armando Monteiro.

O Mapa Estratégico está disponibilizado de forma interativa no site da Apex-Brasil pelo link
http://geo.apexbrasil.com.br/Oportunidades_Comerciais.html.

Na ferramenta online, em formato de mapa-múndi e de acesso livre a qualquer internauta, é possível
identificar quais países do mundo oferecem melhores possibilidades de comércio, conforme o produto ou
serviço. Os países são divididos em quatro categorias: de manutenção do espaço já conquistado; de
consolidação no mercado em que estão inseridos; de recuperação de espaço perdido para concorrentes em
anos recentes; e de abertura em mercados ainda não acessados por setores competitivos das exportações
brasileiras.

“A nossa intenção é que todo empresário que queira exportar consiga ter acesso à informação de que
precisa da forma mais prática possível. Ele precisa enxergar o mapeamento online como um primeiro passo
rumo à comercialização de seus produtos no exterior”, afirma o presidente da Apex-Brasil, David Barioni.

13/07/2015
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