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08/07/2015
Agência e abimaq renovam programa Brazil machinery solutions
 
O programa Brazil Machinery Solutions, que visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos e o fortalecimento da imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico, exportou US$ 1,2 bilhão em 2014

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveu, no início de julho, a renovação do Programa Brazil Machinery Solutions, fruto da parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), para o biênio 2015-2017, em cerimônia realizada em São Paulo, com a presença do presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, o presidente do conselho de administração da ABIMAQ, Carlos Buch Pastoriza, e o diretor executivo de Comércio Exterior da Associação e gerente executivo do Programa, Klaus Curt Müller.
A marca Brazil Machinery Solutions, foi criada em 2010 para promover as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos e fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico, com qualidade, criatividade e capacidade tecnológica compatíveis com as exigências do mercado mundial. O aporte financeiro para o atual convênio é de US$ 18.5 milhões, a serem investidos em cerca de 50 ações, como feiras internacionais, rodadas internacionais de negócios, missões empresariais e de prospecção, além da continuidade da Campanha Esforço Exportador, lançada em março deste ano para fomentar e fortalecer a cultura exportadora e a atuação internacional das empresas do setor.
Para o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, a renovação desta parceria está totalmente alinhada com o Plano Nacional de Exportação, cujo foco principal é a convergência entre ações de diversos ministérios para promover o crescimento das exportações brasileiras. “O cenário de exportação no Brasil precisa ser outro, temos 16 milhões de empresas ativas e somente 20 mil atendem ao mercado externo. O Brasil tem apenas 1,2% de todo o mercado de exportação mundial, sendo que somente 0,7% desse total são produtos manufaturados. Nosso país ainda é conhecido como exportador de commodities, embora tenhamos qualidade e competividade para exportação de manufaturados”, destacou Barioni na cerimônia de assinatura do convênio.
O presidente do conselho de administração da ABIMAQ, Carlos Pastoriza continuou na mesma linha: “Temos um desafio enorme pela frente, que é o de mudar este cenário e colocar o Brasil em outro patamar, pelo menos em paridade com o mercado mundial. Temos a missão de mudar totalmente este número de apenas 1,2% no gráfico de exportação para o mundo”. Pastoriza reforçou ainda o foco da Associação com o apoio da Apex-Brasil. “Nossa parceria vem desde 2000. De lá para cá, os convênios assinados em nome da parceria foram todos para projetos de desenvolvimento de ações específicas para os diferentes segmentos da indústria de máquinas e equipamentos, sempre com o objetivo de dar suporte para que as empresas exportadoras do setor tivessem melhor inserção e atuação no mercado internacional. Hoje, a marca Brazil Machinery Solutions congrega este nosso objetivo”, ressaltou o presidente.
O Programa BMS conta hoje com cerca de 250 empresas de diversas regiões do Brasil, com diferentes portes e que apresentam diferentes níveis de maturidade exportadora. Para este biênio, as principais metas do Programa serão promover o crescimento do valor total de exportações de máquinas e equipamentos, do preço das exportações e o crescimento da exportação média por empresa. Os mercados prioritários, definidos de acordo com os interesses dos diversos segmentos do setor são África do Sul, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, EUA, Gana, Índia, México, Moçambique, Peru, Rússia, Venezuela, além de toda a região da América Central.
O convênio anterior da parceria, firmado em 2013 e com vigência para dois anos, recebeu o aporte de US$ 15.2 milhões, revertidos em 31 ações que alcançaram mais de 140 países-destino de exportações do setor. Em 2014, o Programa exportou cerca de US$ 1,2 bilhão em máquinas e equipamentos “Este montante representa um valor 1,6% superior ao registrado em 2013”, destacou Pastorizza. “Na comparação entre as empresas que exportaram com o apoio do BMS e da Apex-Brasil e as que não fazem parte do Programa, o cenário fica claro: enquanto o primeiro grupo teve um aumento de 1,6% no volume de exportações em 2014 em relação a 2013, as que não participaram do BMS tiveram uma queda de 12% no mesmo período”, revelou o presidente.
Sobre a Apex-Brasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração deinvestimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e oferecendo apoio ao investidor estrangeiro. Mais informações www2.apexbrasil.com.br .
Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias politicas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions - Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente cerca de 250 empresas associadas dos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com


Imprensa e Comunicação do Programa BMS:
Júlia Meriqui
Tel: +55 (11) 5582-5758
e-mail julia.meriqui@brazilmachinery.com


Fonte: APEX-Brasil - 08/07/2015
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