Notícias
08/07/2015
APEX-Brasil e abedesign promovem rodada de negócios
 
Iniciativa reuniu 10 escritórios brasileiros com 4 compradores do Peru e da Colômbia

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) realizaram nos dias 6 e 7 de julho, em Florianópolis (SC), a Rodada de Negócios da Bienal Brasileira de Design 2015 – Floripa, com a presença de compradores do Peru e da Colômbia. O evento teve como objetivo criar novas oportunidades de negócios e parcerias para os escritórios de design brasileiros.
Os participantes são associados ao projeto setorial Brasil Design – parceria da Apex-Brasil com a Abedesign para promoção internacional do setor – e trabalham com design de produto, design gráfico e design de interiores. Eles tiveram reuniões de negócios previamente agendadas, com base no interesse de compra e venda dos escritórios brasileiros e das empresas estrangeiras.
Os compradores participantes foram as empresas Blue Doors, Golty, Artesco e Tiendas Paris, com demandas bastante variadas. A colombiana Blue Doors é uma rede de hotéis, interessada em serviço de design de interior. Já a Golty, também da Colômbia, fabrica bolas e outros materiais esportivos e busca serviços de design de produtos. A peruana Artesco é fabricante de materiais escolares e de escritórios, interessada em design gráfico, e a Tiendas Paris (Peru) é uma rede de lojas de departamento, que busca fornecedores de design gráfico e de produtos.
Já os escritórios brasileiros participantes foram: Red Bandana, Casa Rex, Planobase Lubianca, O3 Design, Frila Design, Oz estratégia + design, Lumen Design, Komm Design, Di20 Design e 2p1.
“Os escritórios de design brasileiro se posicionam como extremamente criativos e têm espaço na América Latina. Esta parceria entre a Apex-Brasil e a Abedesign visou concretizar novos negócios com Peru e Colômbia, países com quem os escritórios brasileiros têm aumentado o relacionamento de forma crescente”, afirma Rafael Prado, coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil.
"Ações voltadas a relacionamento com potenciais clientes internacionais são fundamentais para impulsionar os resultados comerciais para o setor do design brasileiro", complementa Anna Carolina Maccarone, gerente executiva da Abedesign.
Além de participar das rodadas, os compradores fizeram uma agenda de visita à Bienal, que tem o tema “Design para Todos”. Centenas de produtos e projetos que têm o design nacional como destaque estão em exibição desde o dia 15 de maio e ficarão expostos até 12 de julho.
O maior evento de design do Brasil contemplou seis exposições, um seminário internacional, ações educativas e ações paralelas em torno do tema “Design para Todos”, eleito como conceito central da Bienal, com o objetivo de mostrar projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe social ou escolaridade, dentro do chamado design acessível ou design universal.
Apoio ao design
A Apex-Brasil é a principal patrocinadora da Bienal Brasileira de Design 2015 - Floripa. Para a Agência, o design é um instrumento que possibilita às empresas adotarem inovações incrementais ou até disruptivas em seus produtos, serviços e processos. Como resultado, as empresas ganham competitividade e abrem novos espaços no mercado internacional. A Agência vem apoiando as Bienais desde 2010, com o objetivo de posicionar a imagem do Brasil e do design brasileiro no mercado internacional e, também, de sensibilizar as empresas para a importância desta ferramenta, ao lado da inovação e da sustentabilidade.
A Agência também trabalha o design por meio dos projetos Design Export, Inova Embala e do Projeto
Setorial Brasil Design, além de inúmeras outras iniciativas pontuais de apoio. No Design Export, mais de 100 empresas tiveram apoio para desenvolver produtos e serviços inovadores ou melhorar sua estratégia de gerenciamento de marcas com foco em mercados internacionais específicos. Já o Inova Embala auxilia as empresas a entender a importância da embalagem para a competitividade e a conhecer as tendências, as novas tecnologias, materiais, certificações e normas internacionais. Este projeto leva em conta que uma embalagem inovadora e com um bom design pode ajudar a conquistar os disputados espaços nos pontos de venda, podendo agregar valor à mercadoria e, consequentemente, aumentar as exportações.
APEX Brasil - 07/07/2015
Informações para a imprensa:
imprensa@apexbrasil.com.br(61) 3426 0775
Voltar - Início