Notícias
08/07/2015
Declaração conjunta Brasil-EUA aborda avaliação da conformidade e normalização.
 
Durante os dias 29 e 30 de junho, a Presidenta Dilma Rousseff esteve em visita oficial aos Estados Unidos, para discutir com o governo americano temas de interesse mútuo, como comércio exterior, educação e ciência.
No comunicado conjunto emitido na última terça (30) pela Presidenta Dilma Rousseff e o Presidente Barack Obama, os avanços na facilitação de comércio e avaliação de conformidade tiveram destaque. “Congratularam-se pela recente assinatura de Memorando de Intenções sobre Facilitação de Comércio, entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DoC), e reiteraram a importância do compartilhamento de melhores práticas público-privadas para o avanço do comércio”, destaca o documento.
O comunicado destaca ainda a intenção dos dois governos em assinar um Memorando Bilateral de Intenções em Normas Técnicas e Avaliação de Conformidade, para apoiar as indústrias dos dois países nessas áreas. “Manifestaram, ademais, a disposição de aprofundar a cooperação na área de normas técnicas e avaliação de conformidade por meio do apoio a iniciativas que contribuam para a eliminação de entraves ao crescimento dos fluxos de comércio e investimento bilaterais”, cita o documento.
Para o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, que integrou a comitiva brasileira, o diálogo entre os setores produtivos do Brasil e dos Estados Unidos é fundamental.
“Esse diálogo do setor privado é o que realmente move essa agenda do comércio e dos investimentos. Os governos podem estabelecer os marcos dessa agenda, estimular e fazer uma ação convergente, mas o que dá a dimensão da relação é exatamente o grau de maior integração entre os setores privados dos dois países”, disse o ministro.
Para acessar a íntegra da declaração conjunta, disponível no sítio do Ministério das Relações Exteriores, clique aqui.
Fonte: MDIC e MRE - 02/7/2015
Voltar - Início