Notícias
07/07/2015
Bancos centrais dos Brics estabelecem acordo multilateral
 
Os Bancos Centrais do Brasil, da Rússia (Central Bank of Russia), da Índia (Reserve Bank of India), da China (People’s Bank of China) e da África do Sul (South African Reserve Bank) assinaram nesta terça-feira (07), em Moscou, na Rússia, o estabelecimento de um acordo multilateral (Inter-Central Bank Agreement, ICBA) no âmbito do Arranjo Contingente de Reservas (Contingent Reserve Arrangement, CRA) dos BRICS.

O ICBA detalha os procedimentos que serão adotados pelos Bancos Centrais dos países dos BRICS, bem como estabelece responsabilidades mútuas. A assinatura do ICBA sinaliza a forte colaboração entre os países e sua disposição em articular um mecanismo multilateral de apoio.

O CRA foi firmado, em 15 de julho de 2014, pelos governos dos BRICS, seguindo as tratativas definidas para o estabelecimento deste acordo demandadas pelos líderes dos países em sua declaração conjunta em junho de 2012. Seu anúncio configurou mais um importante avanço na colaboração entre essas importantes economias emergentes e complementa a atual rede de proteção financeira mundial.

O CRA conta com um montante inicial de compromissos assumidos de USD 100 bilhões e a concessão de recursos será feita por meio de operações de swap a serem executadas pelos Bancos Centrais, seguindo as diretrizes, as responsabilidades e os procedimentos operacionais definidos no ICBA.


Fonte: Site BACEN
Voltar - Início