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04/05/2015
Empresas árabes participam de feira de supermercados
 
Produtores de alimentos e bebidas do Marrocos e da Tunísia irão expor na feira da Apas, que acontece de 04 a 07 de maio, em São Paulo. Elas estarão presentes em estande organizado pela Câmara Árabe.

Aurea Santos*
aurea.santos@anba.com.br

São Paulo – Cinco empresas árabes irão participar da feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que acontece de 04 a 07 de maio na capital paulista. Vindas do Marrocos e da Tunísia, elas vão expor produtos como azeite de oliva, tâmaras, massas e couscous, entre outros. As companhias estarão presentes no evento em um estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Da Tunísia virão as empresas CHO Group, especializada na produção e no processo de engarrafamento de azeite de oliva; Maghreb Investment and Development and Commercial Company, trading que atua no comércio de azeite de oliva, tâmaras e outros produtos alimentícios árabes; Boudjebel, que trabalha com processamento e exportação de tâmaras frescas e secas, e Patês Warda, especializada na produção de massas e couscous.

Do Marrocos virá a empresa Global Olives & Olive Oils Sarl, de azeitonas e azeite de oliva. Outras seis companhias marroquinas terão seus produtos apresentados pela trading catarinense Trust Importação e Exportação. São elas a Atlas Olive Oil, Biokri, M’argana, Olivie, Celliers de Meknès e Cartier.

“O objetivo deste estande é possibilitar aos empresários árabes que eles visualizem a importância do mercado brasileiro para suas exportações”, explica Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe. “A Câmara oferece essa possibilidade de eles estarem na maior feira destinada aos supermercadistas no Brasil e eles terão a chance de vender seus produtos ao mercado brasileiro”, destaca.

Alaby aponta ainda a necessidade de os exportadores árabes em geral terem mais foco no mercado brasileiro. “Falta uma estratégia mais mercadológica e eles verem que o mercado brasileiro é um mercado de 200 milhões de consumidores”, diz.

O executivo ressalta ainda a questão das assinaturas de acordo de livre comércio do Marrocos e da Tunísia com os países do Mercosul. “O acordo com a Tunísia está em gestação e pode permitir a abertura dos mercados dos países do Mercosul aos produtos tunisianos, especialmente do setor agroindustrial. Com o Marrocos, como as negociações estão paralisadas, este é o momento de motivar os negociadores a buscarem uma nova aproximação para negociação”, afirma.

Compradores

Além dos expositores árabes, representantes de quatro redes varejistas da região do Golfo foram convidados para um Projeto Comprador organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Eles são importadores e vão participar de rodadas de negócios com fornecedores brasileiros paralelamente à Apas.

As empresas convidadas são o Sultan Center, do Kuwait, o Lulu Group International e o Al Maya Group, dos Emirados Árabes Unidos, e o Carrefour Saudi Hypermarkets, da Arábia Saudita. Na segunda-feira (04), antes das rodadas, os executivos do Golfo terão uma reunião com representantes de associações brasileiras das áreas de carne bovina, frango, frutas, doces e de pequenas e médias companhias do setor de alimentos e bebidas. O encontro será realizado na seda da Câmara Árabe, em São Paulo.

Serviço:

Feira Apas
De 04 a 07 de maio
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
Das 14h às 22h. No último dia, a feira termina às 20h.
Mais informações estão disponíveis no site http://feiraapas.com.br
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