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28/04/2015
Empresas de cosméticos do Brasil vão a feira em Dubai
 
Cerca de 40 empresas nacionais estarão na BeautyWorld Middle East, feira do setor de beleza que acontece de 26 a 28 de maio, nos Emirados Árabes. Em 2014, vendas do ramo para a região cresceram 20%.

Aurea Santos
aurea.santos@anba.com.br

São Paulo – Cerca de 40 empresas brasileiras estarão presentes à feira Beautyworld Middle East, que acontece de 26 a 28 de maio, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O foco da participação é ampliar as exportações do setor para os países árabes, que em 2014 somaram US$ 15,5 milhões, um crescimento de 20,2% sobre 2013.

Entre as empresas participantes, 19 fazem parte do Beautycare Brazil, projeto coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para promover as vendas externas do setor.

As indústrias Bionat, Brazilian Secrets Hair, Daltro Cosméticos, De Sírius, Embelleze, Est, Goz Cosméticos, Honma Tokyo, Ideal, Itallian Hairtech, Nazca Cosméticos, Nunaat, Prolab, Realgems Amenities, Sther Cosméticos, Studio Hair, Sweet Hair, Tech Line e Vidal Life são as integrantes do Beautycare Brazil que participam do evento este ano.

Em 2014, as empresas ligadas ao projeto exportaram o equivalente a US$ 4,3 milhões em produtos de beleza aos árabes, o que representa um aumento de 38,7% em relação ao ano anterior.

Gueisa Silvério, gerente do Beautycare Brazil, explica que o bom desempenho das empresas do projeto entre os árabes deve-se ao fato de elas terem os países da região como foco de suas ações de vendas. “Algumas empresas já têm embalagens adequadas [ao mercado árabe]. É uma região que dá resultado”, afirma. Segundo a executiva, o objetivo da participação na feira é “ter bons resultados e manter um crescimento arrojado”. Atualmente, o projeto conta com 57 empresas integrantes.

De acordo com Silvério, a participação na Beautyworld Middle East é hoje a principal estratégia para a promoção dos produtos brasileiros na região. “As feiras internacionais têm uma atratividade muito grande. É uma oportunidades para conseguir novos parceiros, apresentar novos produtos e fortalecer os contatos”.

Além do evento, as empresas também realizam outras ações para aumentar as vendas aos árabes. “Há empresas que promovem o Projeto Comprador, trazendo convidados (potenciais compradores) para o Brasil, por meio de parceria com a Apex ou individualmente. Há também aquelas que fazem promoção em pontos de venda, para fortalecer a marca e aumentar as exportações, e algumas estão planejando oferecer treinamento técnico para a aplicação de produtos capilares”, conta a gerente.

O ensino das técnicas de aplicação, explica Silvério, é um ponto importante do processo de exportação, já que muitas empresas brasileiras que vendem para a região são fabricantes de produtos para cabelo, que precisam ser utilizados corretamente.

Para ajudar nesse processo de treinamento, pelo segundo ano o estande do Beautycare Brazil terá uma área de aplicação de produtos, no qual os representantes das empresas poderão fazer demonstrações do uso correto dos itens em negociação com os clientes. De acordo com Silvério, esta é a única feira internacional na qual as empresas do projeto têm esse espaço de aplicação.

Segundo Silvério, ingredientes naturais e da biodiversidade brasileira fazem sucesso entre os compradores árabes, mas há outro fator que também atrai a atenção dos estrangeiros. “A beleza brasileira é referência no mundo. Isso alavanca a imagem dos produtos”, comenta.

Ela também aponta outro dado interessante sobre o setor. “Temos um estudo que mostra que, a cada dois anos, cerca de 30% do faturamento do setor provém de lançamentos”, conta, destacando a importância da criação de novos produtos. “A empresa tem que investir em inovação, tecnologia, porque os clientes buscam novidade, inovação e beleza”, ressalta.

Mais empresas

Além das 19 indústrias que vão a Dubai pelo Beautycare Brazil, cerca de 20 outras empresas também estarão na feira levadas por uma parceria entre a Rede Brasileira dos Centros internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela Confederação Nacional das Indústrias, a Apex-Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A ação está sendo liderada pelo CIN do Pará e irá levar empresas daquele estado e também do Amazonas, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul para a mostra. Ainda não estão definidas todas as companhias que irão à feira por essa parceria, mas entre as já confirmadas estão Amazon Green; Pronatus da Amazonia; Harmonia Nativa, Anna Morena, Emporio & Aromas da Amazonia, Verde Shop Distribuidora, Teclimp, BlantColor, Wydet, Vitalife, Toollon, Loren, Chamma da Amazônia, Juruá Cosméticos, Amazon Oil e Aromas da Amazônia.

“Há empresas que estão indo prospectar e outras que já tem negócios em Dubai”, comenta Raul Tavares, gerente do CIN do Pará. Segundo ele, os diversos CINs já organizaram participações individuais dos estados em edições anteriores, mas esta é a primeira vez que a Rede CIN participa com organização nacional. “Vamos para o exterior com a marca Brasil em vez de cada estado com a sua marca”, explica o executivo.
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