Notícias
17/04/2015
Visita do Ministro das Relações Exteriores ao Chile - Santiago, 17 de abril de 2015
 
O Ministro de Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, realizará visita oficial ao Chile no dia 17 de abril, ocasião em que manterá reuniões de trabalho com o Chanceler Heraldo Muńoz e outras autoridades do Governo chileno.

Na visita, o Chanceler brasileiro examinará com seu homólogo chileno temas como a cooperação bilateral nas áreas científica e tecnológica, de defesa, de energia e de investimentos, bem como a necessidade de ampliação das opções de conexões rodoviárias e ferroviárias entre os dois países. Também serão discutidos o processo de diálogo entre o MERCOSUL e a Aliança do Pacífico e o conjunto dos temas da agenda de integração sul-americana, em particular os relacionados à UNASUL.

Além de significativa convergência política entre os dois países, a parceria entre o Brasil e o Chile é ancorada por fortes vínculos econômico-comerciais.

O Brasil é hoje o principal parceiro comercial do Chile na América Latina. A corrente bilateral de comércio em 2014 superou a marca dos US$ 9 bilhões. O Chile é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na América Latina. Entre 2009 e 2014, o comércio entre os dois países cresceu 69%. O Brasil é o principal destino de investimentos chilenos no mundo, com estoque superior a US$ 25 bilhões.
Voltar - Início