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01/09/2015
Apesar da crise, mercado de exportações se movimenta no país
 
Mesmo com a economia passando por um momento incerto e a importação do Brasil estando desfavorável para muitos mercados, o Sweet Brasil, projeto setorial de promoção de exportação desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ampliou em 9,1% suas exportações no primeiro semestre desse ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Uma das participantes do Projeto Sweet Brasil que está colhendo os resultados desse crescimento é a Docile, de Lajeado (RS). Conhecida pelas marcas Docigoma, Gelatines e Pastille, a empresa possui histórico de exportação para cerca de 50 países. A companhia destina atualmente para exportação o equivalente a 15% do seu faturamento total. Um índice considerado alto, se comparado a cinco anos atrás, quando o foco neste setor estava em 10%.

De olho no mundo - Seguindo as diretrizes do plano de crescimento em exportação para 2018, a companhia inaugura até o final do ano uma fábrica no Nordeste, perto do Porto de Suape (PE) – um dos maiores do País. A planta abrirá novas oportunidades para as exportações da empresa gaúcha. “Esta é uma área que deve se desenvolver cada vez mais para a empresa, independentemente da situação econômica nacional ou mundial”, diz o gerente de exportação, Cristian Ahlert.

Com a nova fábrica, estrategicamente localizada, a Docile já identificou ganho em tempo de trânsito e na competitividade. “Aumentamos a capacidade produtiva para o mercado externo”, ressalta.

Sucesso também no Oriente Médio - Para a Docile, o Oriente Médio é um dos principais destinos atuais de exportação. “Além da paixão pelo Brasil e pelo futebol canarinho, os muçulmanos estão cada vez mais apaixonados pelos candies brasileiros”, comenta.

Três linhas da Docile se destacam mais no mercado externo: a Maxmallows, a Gelatines e a Pastille. Isso porque o mercado de festas no exterior está aquecido e em plena expansão. “Eles adoram as cores. Intensificamos o investimento em melhorias de embalagem, que foram adaptadas para exportação e temos rótulos em inglês, espanhol e árabe. Mudanças visuais para deixar as embalagens mais atrativas também foi outro foco da empresa”, reforça.

A prova da conquista do mercado muçulmano é o certificado Halal, emitido pelo Centro Islâmico no Brasil para produtos, serviços ou linhas de produção, de diversas áreas, quando são preenchidos todos os requisitos de produção. Ele garante mais qualidade e segurança para o mercado muçulmano. “A Docile foi uma das primeiras empresas do setor a conquistar a certificação”, lembra.

Para obter esses resultados, a participação no Projeto Sweet Brasil foi fundamental. “Sempre trabalhamos mercado interno e exportação, mas estamos intensificando o trabalho no mercado de exportação. Este é um projeto que traz muitos benefícios. A promoção comercial, especialmente, garante muito mais contato com clientes e potenciais clientes. Quando entramos, éramos uma empresa de Lajeado e, hoje, somos uma empresa que olha para o mundo”, finaliza.

FONTE: APEX
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