Boletim Comércio Exterior nº 11 - Junho/2011 - 1ª Quinzena |
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Matéria elaborada conforme a legislação vigente à época de sua publicação, sujeita a mudanças em decorrência das alterações legais. COMÉRCIO EXTERIOR
PROGEX ROTEIRO
1. INTRODUÇÃO O PROGEX - Programa de Apoio Tecnológico à Exportação é um programa concebido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC e pela Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, a partir de uma experiência bem sucedida realizada em São Paulo pelo IPT, com apoio do SEBRAE. Em parceria com a FINEP, o IPT, o SEBRAE e demais instituições de pesquisas tecnológicas credenciadas, o PROGEX permite às micro, pequenas e médias empresas um aporte tecnológico por meio de consultorias e serviços objetivos e dirigidos, visando alavancar as exportações. O programa conta com apoio financeiro do Fundo Setorial Verde-Amarelo e do SEBRAE. 2. OBJETIVO O PROGEX tem como objetivo central a internacionalização de empresas e a ampliação da capacidade das que já atuam no mercado internacional, por meio da adequação tecnológica dos seus produtos a exigências de mercados específicos. Para atingir o objetivo central, as metas estão definidas na seguinte forma:
3. PÚBLICO-ALVO As micro, pequenas e médias empresas dos setores da indústria (inclusive agroindústria) e serviços, são o alvo do PROGEX. A prioridade é a demanda de produtores associados, organizados sob a forma de consórcios, cadeias produtivas e arranjos produtivos locais. Os segmentos atendidos pela maioria das instituições credenciadas são: - aeroportuário - agronegócios e alimentos - automação - automotivo - cerâmica, mármores e granitos - confecções - couros, calçados e têxteis - geologia - eletroeletrônico - fármacos - informática e telecomunicações - médico-hospitalar - metal-mecânico - metalurgia e fundição - móveis, artefatos de madeira e embalagens - plásticos e químicos - tecnologia da informação Os critérios cumulativos para uma empresa ser atendida pelo Progex são: a) existência de um produto a ser adequado; b) tecnologia associada ao próprio produto e/ou ao seu processo produtivo; c) mercado alvo prospectado; d) capital para investimento de mais de 3.500 reais. O financiamento da Finep/Cetec para adequar o produto corresponde a mais de três vezes esse valor; e) decisão do empresário em exportar de forma permanente. 4. COMO FUNCIONA Para atingir os seus objetivos o PROGEX credenciou 11 instituições que prestam o atendimento às empresas, devendo os interessados procurar o núcleo PROGEX de seu Estado. 4.1. Etapas do Atendimento: O atendimento é composto de duas fases que tem duração média de 6 meses, considerando as possíveis adequações tecnológicas dos produtos/serviços. O cadastro inicial deve ser enviado, online, para o Instituto de Tecnologia credenciado no estado, conforme o modelo abaixo:
4.2. Fase 1 - Diagnóstico Técnico de Produto para Exportação - DTPEx Após a definição do produto alvo do atendimento, e dos mercados para onde se deseja exportar, a equipe do núcleo PROGEX visita a empresa, com o propósito de desenvolver um relatório contendo: a) avaliação do produto: é a análise de viabilidade de aceitação do produto no exterior; b) avaliação do processo produtivo: análise para identificação de gargalos, capacidade produtiva e custos de produção; c) identificação de eventuais problemas técnicos; d) identificação das normas e regulamentos específicos dos mercados alvo da exportação e) avaliação de custos para a implementação das mudanças. Esta etapa visa identificar a possibilidade de adequação do produto em questão. 4.3. Fase 2 - Adequação Tecnológica de Produto para Exportação - ATPEx Após a avaliação do produto, especialista(s) da área, em conjunto com as equipes do núcleo e da empresa, implementam as modificações e adaptações necessárias para que o produto torne-se apto à exportação. O atendimento pode envolver as seguintes atividades: a) pré-qualificação para certificações e marcações tais como CE, UL, FDA e outras: a maioria dos países desenvolvidos está disposta a pagar mais por produto de qualidade e que atenda aos padrões de certificação; b) melhoria de qualidade de produtos e de processos produtivos: para atender aos certificados internacionais; c) adequação de produtos às normas técnicas e regulamentos nacionais e internacionais: aplicação das alterações necessárias à entrada do produto no mercado internacional; d) desenvolvimento de embalagens para exportação: tanto para a segurança quanto para atender aos padrões do país importador, considerando as diferenças culturais e até religiosas; e) design de produtos: para a agregação de valor ao produto e atendimento à normas de qualidade e segurança. 5. CUSTOS DE ATENDIMENTO Os custos do atendimento são parcialmente cobertos pelo programa, com recursos disponibilizados pela FINEP e de outros parceiros, cabendo à empresa o custeio do valor excedente. Para obter o benefício do Programa a empresa interessada - com no máximo 100 funcionários - precisa apenas entrar em contato com a Entidade Tecnológica do seu Estado e solicitar a visita de um técnico representante. A média dos custos nos estados é:
5.1. Entidades Credenciadas
Base Legal: Programa Progex.
ECONET EDITORA
EMPRESARIAL LTDA
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